terça-feira, 26 de agosto de 2014
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
PARQUE IGUAÇU
O Parque Natural Municipal do Iguaçu foi criado em 1976 para conter as cheias do Rio Iguaçu e para preservar uma extensa faixa de área verde entre os municípios de Curitiba eSão José dos Pinhais, evitando que a expansão urbana acabasse por destruí-la e unir as duas cidades.
É parte do Parque Metropolitano do Iguaçu. Possui 14 km de extensão e área de 8.260.000 metros quadrados. A ideia era de criar uma área de lazer com características metropolitanas e, para isso, foi dividido em vários setores. Os principais setores do Parque Iguaçu são o Setor Náutico (onde se localiza o Parque Náutico), o Setor Esportivo (Parque Peladeiro) e o Setor Zoológico. Neste, além do Zoológico, foi criada uma área denominada Pomar Público, com árvores frutíferas cujas frutas podiam ser colhidas pela população mediante pagamento de uma taxa. Essa área foi desativada.
PASSEIO PUBLICO
Histórico: É o mais antigo parque público de Curitiba, inaugurado em 1886 por Alfredo D´Estragnolle Taunay, presidente da Província do Paraná. A área era alagadiça e considerada foco de doenças; a construção do parque foi a solução encontrada para o problema. Nele foi acesa a primeira lâmpada elétrica de Curitiba, em 19 de dezembro de 1887. O portão da entrada principal é cópia fiel do portão do Cemitério de Cães de Asnières-sur-Seine, nas proximidades de Paris. Nele funcionou o zoológico da Cidade até a sua transferência para o Parque Regional do Iguaçu, em 1982 (fonte: IPPUC e Prefeitura de Curitiba).
MAIS FOTOS
Assinar:
Comentários (Atom)


































































